Secretaria‎ > ‎

Biografia do Diretor-Geral

MAURICIO RIBEIRO GONÇALVES

Major Brigadeiro do Ar, Força Aérea Brasileira

DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA DA JUNTA INTERAMERICANA DE DEFESA

O Major Brigadeiro do Ar MAURICIO RIBEIRO GONÇALVES, nasceu na Cidade de Goiânia, Estado de Goiás, Brasil, no dia 21 de fevereiro de 1957. Na década de sessenta, um fato marcou sua vida de maneira indelével. Durante as festividades comemorativas da Semana da Asa da Força Aérea Brasileira, realizou, pela primeira vez, um voo panorâmico em Aeronave McDonnell Douglas C-47, nos céus de Brasília, Capital Federal recém inaugurada.

Assim, em 1975, aos dezoito anos de idade, entrou para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, estabelecimento de ensino médio, localizado na cidade de Barbacena, interior do Estado de Minas Gerais, formando-se Aviador em 10 de dezembro de 1981, pela Academia da Força Aérea, sediada em Pirassununga, Estado de São Paulo.

Após a formação, especializou-se na Aviação de Busca e Salvamento, sendo Piloto Operacional em aeronaves de Asa Fixa e de Asas Rotativas. Possui mais de cinco mil horas de voo, muitas das quais realizadas sobre as regiões do Pantanal matogrossense e da Amazônia Brasileira. Desempenhou atividades SAR no Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV), também conhecido como Esquadrão Pelicano, no qual exerceu atribuições de Oficial Subalterno, de Oficial de Operações e de Comandante do Esquadrão, esta última, quando ocupava o posto de Tenente-Coronel.

Ao ser transferido para a Cidade de Brasília, teve oportunidade de voar no Grupo de Transporte Especial (GTE), agregando experiência no transporte das mais altas Autoridades Militares, Civis e na condução do Presidente da República Federativa do Brasil, tendo voado as Aeronaves Lear Jet 35, Boeing 737 e o Helicóptero Ecureuil.

Realizou todos os cursos regulamentares da carreira, desempenhando a função de Chefe do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais da Turma do CPEA 2008. No exterior, realizou o Curso de Altos Estratégicos para Oficiais Superiores Iberoamericanos, no Centro Superior de Estudios de la Defesa Nacional (CESEDEN) em Madrid- España 2005, e o Curso de Altos Estudos Estratégicos de Defesa no Istituto Alti Studi per la Difesa (IASD), Roma – Itália 2007/2008.

Possui especial apreço na Gestão de Pessoas, tendo exercido as seguintes Chefias: de Seção na Comissão de Promoções de Oficiais da Aeronáutica (CPO), da Assessoria de Pessoal do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) e da Primeira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). Acumulou experiência Administrativa como Chefe da Divisão Administrativa da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e, mais recentemente, na Vice-Direção do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Nesse Departamento, adquiriu, ainda, experiências no Comando do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), Organização sediada em Brasília, responsável pelo maior volume de tráfego aéreo do País.

O Major Brigadeiro GONÇALVES é casado com a Senhora SILVIA MANGETTI GONÇALVES e possui três filhas: TATIANA, TÁSSIA e THAÍS.


Galeria de Diretores-Gerais