JID Anuncios‎ > ‎

JID promove painel sobre Cooperação Hemisférica em Segurança Cibernética nas Américas

postado em 19 de fev de 2016 07:01 por Jid Webmaster

Foi realizada em 18 de fevereiro na Casa do Soldado, um painel sobre Segurança Cibernética, apresentado pelo Sr. Gonzalo García-Belenguer, Oficial de Projetos e especialista do Programa de Segurança Cibernética do Comitê Interamericano contra o Terrorismo (CICTE) da Secretaria de Segurança multidimensional da Organização dos Estados americanos (OEA).

O evento foi presidido pelo Vice-Almirante Gonzalo Rios Polastri, Presidente do Conselho de Delegados da Junta Interamericana de Defesa (JID), com a presença de delegados dos Estados membros, os delegados dos Estados observadores e membros da JID.

O Programa de Segurança Cibernética da OEA foi criado a partir da Estratégia Interamericana Integral para Combater as Ameaças à Segurança Cibernética constante na resolução AG / RES. 2004 (XXXIV-O / 04), proporcionando assim um mandato que permite à Secretaria do CICTE trabalhar em questões de segurança cibernética. Atualmente, o gerente deste projeto é o Senhor Belisario Contreras.

Nesta ocasião vários temas de interesse para a JID e seus Estados-Membros, incluindo o estabelecimento de grupos nacionais de "alerta, vigilância e prevenção", também conhecidos como Equipes de Resposta a Incidentes (CSIRT) em cada país; rede de alerta hemisférico que provê treinamento técnico para o pessoal que trabalha em segurança cibernética para os governos das Américas; o desenvolvimento de estratégias nacionais de segurança cibernética; e promover o desenvolvimento de uma cultura que permite o fortalecimento da Defesa Cibernética no Hemisfério.

Foi abordada o componente de ​Defesa Cibernética e identificadas áreas de desenvolvimento de interesse comum do CICTE e a JID, como seminários e exercícios de simulação para meios defesa e militares.


Comments