JID Anuncios‎ > ‎

JID apresenta relatório anual à Comissão de Segurança Hemisférica da OEA

postado em 28 de abr de 2016 09:48 por Jid Webmaster   [ 28 de abr de 2016 10:00 atualizado‎(s)‎ ]


No último dia 21 de abril, a Junta Interamericana de Defesa (JID) apresentou seu relatório anual, referente ao ano de 2015, durante a reunião da “Comissão de Segurança Hemisférica” (CSH), realizada na Sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington D.C.

O relatório, elaborado pela Secretaria da JID, cujo Diretor-Geral é o Major Brigadeiro do Ar Mauricio Ribeiro Gonçalves, abordou os diversos temas desenvolvidos pela JID no ano passado.

Dois assuntos, entretanto, receberam destaque por razão de suas ações concretas em benefício do Hemisfério Ocidental. Foram eles a Desminagem Humanitária (DH) e as Medidas de Fomento à Confiança e Segurança (MFCS). Apresentaram estes temas, respectivamente, os Capitão-de-Mar-e-Guerra (Fuzileiro Naval) Anderson da Costa Medeiros e o Coronel de Cavalaria Eduardo Tavares Martins. 

As principais ações de DH adotadas pela JID com o propósito de tornar a América o primeiro Continente livre de minas foram as seguintes:

- Contribuição com recursos humanos para as missões de assistência à remoção de minas na América Central, na fronteira entre Peru e Equador e na Colômbia. No total foram empregados 432 Monitores Interamericanos, oriundos de doze países, sendo que apenas o Brasil enviou 230 militares, cerca de 54% deste efetivo;

- Assessoria técnica para a formação de pessoal militar do Comando-Geral das Forças Militares Colombianas, desde 2015.

- Realização de reuniões anuais de doutrina de Desminagem Humanitária (DH), realizadas na sede da JID, nas quais especialistas no tema têm a oportunidade de compartilhar experiências e novas técnicas de DH. Na reunião de 2015 participaram 75 experts no tema de DH, de 32 países diferentes.

A apresentação na CSH terminou concluindo que os trabalhos de DH se constituem uma base sólida e confiável para os quarto pilares da OEA: Democracia, Diretos Humanos, Segurança e Desenvolvimento.

 

Já as principais Medidas de Fomento à Confiança e Segurança implementadas foram:

- Proposta da JID sobre uma nova lista de MFCS, modificando a lista existente aprovada pela CSH/OEA em 2009;

- Discussão da introdução da planilha eletrônica, visando aumentar a rapidez e a padronização dos informes anuais de MFCS;

- Divulgação do inventário anual de MFCS produzido pela JID e enviado para a CSH/OEA;


Comments