JID Anuncios‎ > ‎

ÚLTIMAS SESSÕES DA SOUTHDEC

postado em 20 de ago de 2015 18:41 por Jid Webmaster   [ 3 de set de 2015 08:13 atualizado‎(s)‎ ]

Nos dias 20 e 21 de agosto foram conduzidas as últimas sessões da V SOUTHDEC 2015 que foram acompanhadas pela Junta Interamericana de Defesa, se fazendo representar através do Vice-Presidente do Conselho de Delegados, General de Brigada Jaime Gonzales Avalos.

Em complemento aos painéis apresentados nos dia 18 e 19, realizou-se o painel de Operações Civico-Militares, visando apresentar os desafios enfrentados a nivel regional, no qual foram expostos os diferentes pontos de vista através dos quais os países do hemisfério abordam esse tema.

Os painéis de trabalho foram complementados por apresentações sobre assuntos de defesa e segurança hemisférica, como por exemplo as novas ameaças e sua evolução, o crime organizado transnacional, a cooperação no domínio aéreo e a atuação das Forças Armadas em apoio à Defesa Civil.

Paralelamente, aconteceram reuniões bilaterais com autoridades dos Estados Unidos, Bolívia e Ecuador, além das reuniões entre os representantes do Perú e Paraguai.

A Junta Interamericana de Defesa toma parte nas conferências SOUTHDEC em cumprimento ao seu papel de assessor da Organização dos Estados Americanos em temas de defesa e segurança.

INICIADA V SOUTHDEC 2015
No dia 19 de agosto em Assunção, Paraguai, iniciou-se a V Conferência de Defesa Sulamericana SOUTHDEC 2015, contando com a presença de autoridades da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru, Uruguai e da Junta Interamericana de Defesa, que foi representada por seu Vice-Presidente.

A Conferência foi patrocinada pelo Comando Sul dos Estados Unidos e tem por objetivo promover espaço de diálogo e troca de experiências entre as lideranças de defesa da América do Sul, Central e Caribe.

Durante a Conferência, se desenvolveram dois painéis de trabalho: O primeiro sobre Ameaças Regionais e o segundo sobre a Soberania Territorial e Defesa Contra as Ameaças Transnacionais.

Nesse vento, atuaram como países anfitriões o Paraguai, representado pelo General de Exército Luis Gonzaga Garcete Espínola e Estados Unidos com o General USMC John Kelly, Chefe do Comando Sul desse País.