JID Anuncios‎ > ‎

Estratégia de defesa Cibernética para os Países do Caribe

postado em 6 de mai de 2015 08:49 por Jid Webmaster

A Secretaria da Junta Interamericana de Defesa realizou no dia 5 de maio a apresentação do estudo sobre os Possíveis Componentes de uma Estratégia de Defesa Cibernética para os países Insulares do Caribe. O evento contou com a presença de varios representantes dos países caribenhos, CICTE (OEA), Centro Willian Perry (Professor Bitencourt)  e, também, de  países membros da JID.

 Durante as palavras de abertura da apresentação do estudo, o Vice-Almirante Bento Costa Lima Leite De Albuquerque Junior,  Diretor Geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa, ressaltou que, desde outubro de 2013, quando a JID recebeu o documento de número 155/2013 onde a Missão Permanente da República de Trinidad e Tobago, em nome dos membros da Comunidade Caribenha - CARICON, solicitando a realização de um estudo dos Possíveis Componentes de uma Estratégia de Defesa Cibernética para os pequenos Estados Insulares do Caribe, várias ações importantes foram adotadas tais como.

 - Participação em Seminários realizados na área de Washington.

- Coleta de informações, por meio de estudo e pesquisa.

- Realização de workshops com países com experiência na área de defesa cibernética, visando conhecer diferentes estratégias e doutrinas.

- Realização de reuniões com representantes dos países que fazem parte da CARICOM, para discusão e visualização das realidades de cada Nação.

- Visitação de empresas e entidades governamentais que tenham conhecimento no trato de tema.

Após as palavras do Diretor Geral, foi realizada uma explanação sobre o estudo realizado, oportunidade em que foram abordados pontos importantes do mesmo.

 Ao término do evento, o Vice-Almirante Bento frisou em suas palavras que uma expressiva tarefa foi concluída pela Secretaria da Junta Interamericana de Defesa e que a apresentação e entrega do estudo não  marca apenas a finalização do cumprimento de um mandato da OEA, mas sim o início de um processo que passa por análises e melhorias do estudo que se realizou, e em seguida fez a entrega simbólica do estudo ao representante da Delegação de Trinidad e Tobago.

 LINK PARA O ESTUDO E APRESENTAÇÃO