JID Anuncios‎ > ‎

Comemoração do Dia do Exército Brasileiro

postado em 22 de abr de 2013 09:20 por Jid Webmaster





O Exército Brasileiro comemorou 365 anos de existência em 19 de abril de 2013.

No início do século XVII, o rico e jovem território brasileiro foi ameaçado, necessitando de proteção contra a agressão estrangeira. Ao mesmo tempo, existia um povo com uma grande vontade de defender sua pátria e construir a própria nacionalidade.


Neste contexto, a batalha de "Guararapes", que ocorreu em 19 de abril de 1648 seria o marco em que, pela primeira vez, indígenas, negros e brancos se reúnem em um único exército no qual a coragem e determinação superaram todas as dificuldades materiais e de táticas militares para abrir o caminho para a vitória, expulsando o invasor extra-continental. Nasceu ali o Exército Brasileiro.

Desde então, o Exército Brasileiro esteve presente e ativo nos eventos mais importantes da história do nosso país, como na manutenção da unidade nacional; na demarcação das fronteiras; na proclamação da independência e da república; na defesa da pátria e na garantia da lei e da ordem constitucionais.

No âmbito internacional, o Exército Brasileiro também se orgulha de trabalhar intensamente na contribuição para a paz mundial, participando ativamente em várias missões de paz, assim como em atividades de cooperação multilateral, a fim de fortalecer os laços de amizade e comunhão com nossos países irmãos.

O invicto Exército Brasileiro, em toda a sua história rica e bem sucedida, sempre tem estado presente a apoiar o país nas mais diversas situações, seja no apoio ao desenvolvimento nacional ou operações humanitárias, em qualquer parte do nosso imenso país, a qualquer hora, a qualquer momento, atuando como uma verdadeira mão amiga patrimônio da sociedade brasileira.

Na mesma cerimônia, realizou-se a despedida da estagiária Karine Serique, responsável pelos sites da JID e da Conferência de Ministros de Defesa das Américas, de 2012 até abril de 2013. Nosso reconhecimento pelo excelente trabalho feito por Karine na Junta Interamericana de Defesa.