JID Anuncios‎ > ‎

CERIMÔNIA DE TRANSMISSÃO DO CARGO DE DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA

postado em 26 de jun de 2015 18:55 por Jid Webmaster   [ 29 de jun de 2015 06:35 atualizado‎(s)‎ ]

PALAVRAS DE DESPEDIDA – 26 DE JUNHO

          TOMADO POR FORTE EMOÇÃO, APÓS APROXIMADAMENTE DOIS ANOS, TRANSMITO O HONROSO E UM DOS MAIS DESAFIADORES CARGOS QUE EXERCI AO LONGO DA MINHA CARREIRA – DIRETOR-GERAL DA SECRETARIA DA JUNTA INTERAMERICANA DE DEFESA (JID), ORGANIZAÇÃO REGIONAL DE DEFESA MAIS ANTIGA DO MUNDO.

          ORGANIZAÇÃO QUE, AO LONGO DOS SEUS MAIS DE 70 ANOS, PASSOU POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES, ADEQUANDO-SE À CONJUNTURA INTERNACIONAL, TENDO, NO INÍCIO DESTE SÉCULO, SE TORNADO UMA DAS ENTIDADES, DE FATO E DE DIREITO, DA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA), QUANDO TEVE SEU ATUAL ESTATUTO APROVADO POR ASSEMBLEIA GERAL DAQUELA ORGANIZAÇÃO. NO ESCOPO DESSA NOVA CONCEPÇÃO, INCORPOROU O PRINCÍPIO DA SUPERVISÃO CIVIL DAS INSTITUIÇÕES MILITARES, COM SEUS DIRIGENTES SENDO ELEITOS DEMOCRATICAMENTE E DE ACORDO COM UM CRITÉRIO DE REPRESENTATIVIDADE HEMISFÉRICA, BEM COMO PASSOU A TER UM CARÁTER, EMINENTEMENTE, TÉCNICO, CONSULTIVO E EDUCATIVO, O QUE A CARACTERIZA COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE ASSESSORAMENTO, COOPERAÇÃO E INTEGRAÇÃO EM ASSUNTOS MILITARES E DE DEFESA. TUDO ISSO INSPIRADO NO CONCEITO MULTIDIMENSIONAL DA DEFESA E DA SEGURANÇA, PRECONIZADO NA “DECLARAÇÃO DE SEGURANÇA DAS AMÉRICAS”, DA CIDADE DO MÉXICO, EM 2003.

          NA CONDIÇÃO DE SEU REPRESENTANTE LEGAL E CHEFE EXECUTIVO, COM ORGULHO E SATISFAÇÃO:

- TESTEMUNHEI E ACOMPANHEI O CONSELHO DE DELEGADOS – ÓRGÃO REPRESENTATIVO SUPERIOR DA JID – SEUS DELEGADOS E SUA PRESIDÊNCIA FORTALECEREM OS LAÇOS POLÍTICOS COM A OEA, COM OS SEUS ESTADOS MEMBROS E COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE DEFESA.      INCORPORAREM MAIS REPRESENTAÇÕES E DAREM MAIOR VISIBILIDADE E CREDIBILIDADE À JID, COMO ORGANIZAÇÃO EFICIENTE E CAPAZ DE ATENDER ÀS DEMANDAS APRESENTADAS. POR MEIO DE SUAS RESOLUÇÕES E DELIBERAÇÕES, O CONSELHO DE DELEGADOS APERFEIÇOOU E DEU UM NOVO DINANISMO À SUA ESTRUTURA, PROPORCIONANDO E CRIANDO NOVAS OPORTUNIDADES;

-      TESTEMUNHEI E ACOMPANHEI O COLÉGIO INTERAMERICANO DE DEFESA MODERNIZAR-SE E TORNAR-SE UMA INSTITUIÇÃO DE ALTOS ESTUDOS DE DEFESA E SEGURANÇA HEMISFÉRICAS MAIS RECONHECIDA E COMPLETA. O ESFORÇO DE SUA LIDERANÇA, DOS SEUS CORPOS DOCENTE, ADMINISTRATIVO E DISCENTE LEVAREM A CONCLUSÃO DA REFORMA DE SUAS INSTALAÇÕES E DA ALMEJADA ACREDITAÇÃO PARA MINISTRAR CURSOS DE MESTRADO, OFERECENDO MELHORES CONDIÇÕES DE ENSINO, ATRAINDO MAIS ALUNOS E PROPORCIONANDO MELHOR FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA OS CIVIS E MILITARES QUE INTEGRAM OS ORGANISMOS INSTITUCIONAIS DOS ESTADOS MEMBROS; E

-  TESTEMUNHEI E ACOMPANHEI A SECRETARIA DA JID, EM CUMPRIMENTO DAS RESOLUÇÕES E DAS MEDIDAS APROVADAS PELA OEA E PELO CONSELHO DE DELEGADOS, APESAR DA ESCASSEZ DE RECURSOS FINANCEIROS, IMPLEMENTAR E REALIZAR A GRANDE MAIORIA DAS ATIVIDADES PROGRAMADAS, FAZENDO-SE REPRESENTAR EM DIVERSOS FÓROS INTERNACIONAIS E HEMISFÉRICOS, OU CONDUZINDO EVENTOS E ESTUDOS RELACIONADOS ÀS SUAS PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DE ASSESSORAMENTO, COMO: 

          - DESMINAGEM HUMANITÁRIA;

          - DESTRUIÇÃO DE ARSENAIS DE ARMAS E MUNIÇÃO EM MAU ESTADO;

          - ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA EM DESASTRES NATURAIS;

          - LOGÍSTICA INTERAMERICANA;

          - EMPREGO DAS FORÇAS ARMADAS EM TAREFAS NÃO-TRADICIONAIS;

          - MEDIDAS DE FORTALECIMENTO DA CONFIANÇA E DA SEGURANÇA;

          - ESTRATÉGIA DE DEFESA CIBERNÉTICA;

          - APOIO NA ELABORAÇÃO DE LIVROS BRANCOS DE DEFESA; E

          - SUPORTE TÉCNICO À SECRETARIA PRÓ TEMPORE DA CONFERÊNCIA DE MINISTROS DE DEFESA DAS AMÉRICAS E ÀS ATIVIDADES DAS CONFERÊNCIAS HEMISFÉRICAS E REGIONAIS DAS FORÇAS ARMADAS.

          ASSIM, FOI POSSÍVEL AVANÇAR EM DIVERSOS TEMAS MILITARES DE INTERESSE HEMISFÉRICO, ORIENTANDO SEUS ESFORÇOS E ADAPTANDO SUAS ATIVIDADES, DE ACORDO COM A SITUAÇÃO CONJUNTURAL, EM CONSTANTE MUDANÇA, E, EM ESPECIAL, COM FOCO NAS AMEAÇAS TRADICIONAIS E NÃO-TRADICIONAIS. MELHOROU-SE A INTERAÇÃO COM DIVERSOS ORGANISMOS DA OEA, ATENDENDO SEUS MANDATOS, AS SOLICITAÇÕES DOS SEUS ESTADOS MEMBROS E AS DE ORGANIZAÇÕES COM NATUREZA E PROPÓSITO SIMILARES AOS DA JID. HOUVE, TAMBÉM, UMA APROXIMAÇÃO, PROGRESSIVA E CONSTANTE, COM OS CENTROS DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS, QUE TRATAM DE ASSUNTOS DE DEFESA E DE SEGURANÇA.

          COMO NINGUÉM É CAPAZ DE REALIZAR ALGUMA COISA SOZINHO, POR DEVER DE JUSTIÇA E GRATIDÃO, APROVEITO ESSA OCASIÃO ÍMPAR, PARA MANIFESTAR O MEU RECONHECIMENTO E OS MEUS EFUSIVOS AGRADECIMENTOS:

          - AO EX-COMANDANTE DA MARINHA DO BRASIL, ALMIRANTE-DE-ESQUADRA JULIO SOARES DE MOURA NETO, PELA MINHA INDICAÇÃO E PELO APOIO INCONDICIONAL E IRRESTRITO, PELO CONSTANTE ESTÍMULO E PELAS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES DE AMIZADE; E AO COMANDANTE DA MARINHA, ALMIRANTE-DE-ESQUADRA EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA, PELA CONFIANÇA, ORIENTAÇÃO, INCENTIVO E SUPORTE ESSENCIAIS, PARA O DESEMPENHO DO CARGO.    TRAGO, COMIGO, AS ADMIRÁVEIS CORREÇÕES, COERÊNCIA DE ATITUDES, CORAGEM MORAL, ABNEGAÇÃO, E, EM DECORRÊNCIA, A ALTIVA LIDERANÇA PELO EXEMPLO, PRATICADOS POR VOSSAS EXCELÊNCIAS.

          - AGRADEÇO AOS MINISTROS DE ESTADO DA DEFESA DO BRASIL, EMBAIXADOR CELSO AMORIM E SENHOR JAQUES WAGNER, POR TEREM: RATIFICADO E ENCAMINHADO MINHA INDICAÇÃO PARA A APROVAÇÃO; E MANTIDO-ME NO CARGO, RESPECTIVAMENTE. AGRADEÇO, TAMBÉM, AS ORIENTAÇÕES, BASEADAS NAS EXPERIÊNCIAS DE VOSSAS EXCELÊNCIAS, NO TRANSCORRER DE MUITOS ANOS, A SERVIÇO DO GOVERNO BRASILEIRO. MINISTRO JAQUES WAGNER, SUA DISTINTA PRESENÇA NESTA CERIMÔNIA, EM MUITO NOS HONRA, ALÉM DE EMPRESTAR UM BRILHO ESPECIAL À JUNTA INTERAMERICANA DE DEFESA.

          - À PRESIDENTA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, DILMA ROUSSEF, AGRADEÇO PELA CONFIANÇA, AO TER-ME NOMEADO PARA O CARGO.

          - AGRADEÇO AO MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DO BRASIL, EMBAIXADOR MAURO VIEIRA, À ÉPOCA DA MINHA ASSUNÇÃO, EMBAIXADOR DO BRASIL NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA; AO ATUAL EMBAIXADOR DO BRASIL, EMBAIXADOR LUIZ ALBERTO FIGUEIREDO; AO CÔNSUL-GERAL DO BRASIL EM WASHINGTON, EMBAIXADOR ANTONINO MENA GONÇALVES; E AO REPRESENTANTE DO BRASIL JUNTO À OEA, MINISTRO BRENO DIAS DA COSTA, PELAS INÚMERAS DEMONSTRAÇÕES DE APREÇO E CONSIDERAÇÃO, COM AS QUAIS VOSSAS EXCELÊNCIAS ME DISTINGUIRAM E À MINHA FAMÍLIA. AS PRESENÇAS DE VOSSAS EXCELÊNCIAS DÃO A DIMENSÃO DA IMPORTÂNCIA QUE A DIPLOMACIA BRASILEIRA EMPRESTA A ESTE ORGANISMO INTERNACIONAL.

          - AO CHEFE DO ESTADO-MAIOR CONJUNTO DAS FORÇAS ARMADAS, GENERAL DE EXÉRCITO JOSÉ CARLOS DE NARDI, PELO INCENTIVO E PELA PERMANENTE DISPOSIÇÃO, EM BUSCAR ATENDER ÀS DEMANDAS, POR INTERMÉDIO DA SUA CHEFIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS E DA REPRESENTAÇÃO DO BRASIL NA JID, CUJOS TITULARES, GENERAL DE EXÉRCITO GERSON MENANDRO GARCIA DE FREITAS E BRIGADEIRO DO AR OSMAR LOOTENS MACHADO, RESPECTIVAMENTE, PRESTIGIAM ESTE DIA ESPECIAL.

           CABE DESTACAR QUE O BRASIL FAZ-SE REPRESENTAR, ATIVAMENTE, NESTA ORGANIZAÇÃO, DESDE A DECISÃO DE SUA CRIAÇÃO, NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, EM JANEIRO DE 1942, ATÉ OS DIAS ATUAIS;

          - AO CONSELHEIRO MILITAR DA MISSÃO PERMANENTE DO BRASIL NAS NAÇÕES UNIDAS, ALMIRANTE-DE-ESQUADRA FERNANDO EDUARDO STUDART WIEMER, EM NOME DE QUEM EXPRESSO MEU RECONHECIMENTO AOS MEUS ANTIGOS CHEFES NAVAIS E COMANDANTES, PELOS BELOS EXEMPLOS DE CONDUTA E PELOS OPORTUNOS ACONSELHAMENTOS.

          -  AO TENENTE BRIGADEIRO DO AR LUIZ CARLOS TERCIOTTI, AO ADIDO DO EXÉRCITO BRASILEIRO, GENERAL DE DIVISÃO LUIZ CLÁUDIO CYRILLO, E AO ADIDO NAVAL DO BRASIL NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E CANADÁ, CONTRA-ALMIRANTE CARLOS HENRIQUE SILVA SEIXAS, EM NOME DE QUEM AGRADEÇO AOS ADIDOS DA AERONÁUTICA, DEFESA, POLICIAL E TRIBUTÁRIO, OS FUTUROS ADIDOS DO EXÉRCITO E NAVAL, BEM COMO A SEUS ADJUNTOS, AOS PRESIDENTES DAS COMISSÕES NAVAL, DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA, NOS ESTADOS UNIDOS, ÀS AUTORIDADES CIVIS E MILITARES, COMPANHEIROS E AMIGOS DE MUITOS ANOS, DE DISTINTAS ORIGENS E PASSAGENS, PELOS APOIOS, ENSINAMENTOS E ESTÍMULOS A MIM, SEMPRE, DISPENSADOS.

          - TO THE UNITED STATES NAVY COMMANDER, CHIEF OF NAVAL OPERATIONS, ADMIRAL JONATHAN GREENERT, AND TO THE COMMANDER OF UNITED STATES SOUTHERN COMMAND, GENERAL, U.S. MARINE CORPS, JOHN KELLY, IN WHOSE NAME I THANK ALL U.S. CIVILIAN AND MILITARY AUTHORITIES, WHOSE SUPPORT, BOTH PERSONAL AND INSTITUTIONAL, WERE ESSENTIAL FOR A SERENE, CALM, AND HAPPY STAY IN WASHINGTON, D.C., AND IN OTHER CITIES IN THIS WELCOMING AND BEAUTIFUL COUNTRY.

          - AL CONSEJERO MILITAR DE COLOMBIA ANTE LA ORGANIZACIÓN DE LOS ESTADOS AMERICANOS, GENERAL HERNÁN GIRALDO RESTREPO, Y AL AGREGADO NAVAL DE ARGENTINA, COMODORO BERNARDO NOZIGLIA, A TRAVÉS DE QUIEN AGRADEZCO A TODOS LOS AGREGADOS Y AUTORIDADES CIVILES Y MILITARES EXTRANJERAS, POR LA CONVIVENCIA PROFESIONAL Y ARMONIOSA.

          - AGRADEÇO AO CONSELHO PERMANENTE DA OEA, AQUI REPRESENTADO PELO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ADMINISTRATIVOS E ORÇAMENTÁRIOS, REPRESENTANTE PERMANENTE DO CHILE JUNTO À OEA, EMBAIXADOR JUAN PABLO LIRA, EM PARTICULAR À COMISSÃO DE SEGURANÇA HEMISFÉRICA, AQUI REPRESENTADA PELO MINISTRO CONSELHEIRO FLAVIO MEDINA, DA REPRESENTAÇÃO DA REPÚBLICA DOMINICANA JUNTO À OEA,  BEM COMO À SECRETARIA-GERAL, AQUI REPRESENTADA PELO ASSESSOR DO SECRETÁRIO-GERAL DA OEA, EMBAIXADOR GABRIEL BIDEGAIN, PELO CORDIAL RELACIONAMENTO E PELOS ESFORÇOS NA COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES E IMPORTANTE ARTICULAÇÃO, OS QUAIS FACILITARAM A SECRETARIA, NO CUMPRIMENTO DE SEU IMPORTANTE PAPEL DE PRESTAR, À OEA, E A SEUS ESTADOS MEMBROS, O CORRETO ASSESSORAMENTO TÉCNICO E CONSULTIVO, EM ASSUNTOS MILITARES E DE DEFESA.

          - AO CONSELHO DE DELEGADOS, COMPOSTO POR ALTOS FUNCIONÁRIOS, CIVIS E MILITARES, DOS MINISTÉRIOS DA DEFESA E DAS RELAÇÕES EXTERIORES DOS ESTADOS MEMBROS, RENOVO OS MEUS MELHORES AGRADECIMENTOS, INICIALMENTE, PELA CONFIANÇA, EM MIM DEPOSITADA, COM A MINHA ELEIÇÃO, PARA O EXERCÍCIO DO IMPORTANTE CARGO DE DIRETOR-GERAL. ADEMAIS, POR TODO O INCENTIVO, ORIENTAÇÃO E PELOS APOIOS E SUPORTES, QUE PERMITIRAM A ESTE DIRIGENTE DE ÓRGÃO CUMPRIR SUAS ATRIBUIÇÕES, COM TODO O RESPALDO NECESSÁRIO, SEGURANÇA E TRANQUILIDADE, E QUE FORAM FUNDAMENTAIS PARA OS RESULTADOS ALCANÇADOS.

          - AOS CHEFES DAS DELEGAÇÕES E DELEGADOS DOS ESTADOS MEMBROS, E OBSERVADORES PERMANENTES, AGRADEÇO, PELO TRATO CORTÊS, FORMA HARMONIOSA E EMPENHO DEDICADOS A TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA SECRETARIA.

          - AGRADEÇO AO PRESIDENTE DO CONSELHO DE DELEGADOS, GENERAL DE DIVISÃO WERTHER ARAYA MENGHINI, E À DIRETORA DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE DEFESA, CONTRA-ALMIRANTE MARTHA HERB, PELA FIDALGUIA E ESPÍRITO DE CAMARADAGEM, QUE ESTIVERAM PRESENTES NO RELACIONAMENTO ENTRE OS DIRIGENTES DOS ÓRGÃOS, PROPICIANDO UM DESTACADO ENTENDIMENTO PESSOAL, PROFISSIONAL E INSTITUCIONAL, E UMA CONTÍNUA E HARMONIOSA COOPERAÇÃO.

          - AO VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DE DELEGADOS, GENERAL DE BRIGADA JAIME GONZÁLEZ ÁVALOS, EM NOME DE QUEM EXTENDO ESSES AGRADECIMENTOS AOS DEMAIS DIRIGENTES ELEITOS, COM QUEM TIVE, E, EM ALGUNS CASOS, AINDA TENHO O PRIVILÉGIO DE CONVIVER E TRABALHAR.

          - AL VICE-ALMIRANTE GONZALO NICOLÁS RÍOS POLASTRI QUIEN, EN ALGUNOS DÍAS, ASUMIRÁ LA PRESIDENCIA DEL CONSEJO DE DELEGADOS, LE DESEO MUCHOS LOGROS, ÉXITOS Y ALEGRÍAS EN EL DESEMPEÑO DEL NUEVO CARGO. BUENOS VIENTOS Y MARES ESPEJADOS!!!

          - DIRIJO-ME, AGORA, PARA A TRIPULAÇÃO DO MEU NAVIO, NESSES DOIS ÚLTIMOS ANOS, NA BELA E HISTÓRICA “CASA DO SOLDADO”:

          SERVIR, NA SECRETARIA, EM RAZÃO DO MULTILATERALISMO E DAS SUAS CARACTERÍSTICAS BASTANTE PECULIARES, EXIGE, DOS SEUS INTEGRANTES, GRANDE RESPONSABILIDADE, TRABALHO ÁRDUO, COMPETÊNCIA, COMPROMISSO COM O RESULTADO, TUDO EM UM AMBIENTE SAUDÁVEL E FELIZ, BEM COMO EFICIENTE E EFICAZ.

          NO PERÍODO EM QUE CONVIVEMOS, RECEBI, DE TODAS AS SENHORAS E SENHORES, RESPOSTAS MUITO MELHORES DO QUE AS ESPERADAS.

          SEUS DESEMPENHOS E CONDUTAS REFORÇAM OS NOSSOS DESEJOS, DE COMO DEVEM SER EXECUTADOS OS TRABALHOS EM UMA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL MULTILATERAL.

          AO DESPEDIR-ME DO PESSOAL DA SECRETARIA, MEUS BONS COMPANHEIROS E BELOS AMIGOS, MANIFESTO O MEU TESTEMUNHO DE COMO AS SENHORAS E OS SENHORES BEM REPRESENTARAM SEUS PAÍSES.

          - AO MAJOR BRIGADEIRO DO AR MAURICIO RIBEIRO GONÇALVES, QUE, DENTRO DE INSTANTES, ASSUMIRÁ A DIREÇÃO-GERAL DA SECRETARIA, INTEGRADA POR CIVIS E MILITARES QUALIFICADOS, MOTIVADOS E PRONTOS, PARA ATENDEREM AS SUAS DETERMINAÇÕES, TRANSMITO OS MEUS MELHORES VOTOS DE FELICIDADE E DE BOA SORTE, EXTENSIVOS À SENHORA SILVIA E DIGNÍSSIMA FAMÍLIA. SUAS EXPERIÊNCIAS, PESSOAL E PROFISSIONAL, ALIADAS À SUA MANEIRA CORTÊS DE PROCEDER, PERMITIRÃO VOSSA EXCELÊNCIA CONDUZIR A SECRETARIA A UM FUTURO PROMISSOR.

          - É CHEGADA A HORA DE PARTIR !!!

          AOS MEUS FAMILIARES E AMIGOS, PRESENTES E AUSENTES, AMIGOS PARA SEMPRE, AGRADEÇO POR NUNCA TEREM ME DEIXADO SENTIR SOZINHO. TODOS OS SENHORES E SENHORAS FAZEM PARTE DA MINHA SINGRADURA, BALIZANDO E NORTEANDO AS MINHAS TRAVESSIAS.

          AO LADO DA MINHA QUERIDA ESPOSA E PORTO SEGURO, MÁRCIA – MINHA COMPANHEIRA POR MAIS DE 30 ANOS, QUE NUNCA ME DEIXOU PERDER A FÉ, O AMOR, E OS MELHORES SENTIMENTOS DE AMIZADE, COMPREENSÃO, COMPANHEIRISMO E RESPEITO – E RODEADO POR MEUS QUERIDOS FILHOS RODRIGO, RAFAEL E DAVID, INICIO MEU AFASTAMENTO FUNCIONAL DA JID, MAS, NUNCA O DE ALMA – A MEDALHA DA JID, QUE OSTENTO ORGULHOSAMENTE, SERÁ UMA ETERNA LEMBRANÇA DE TODOS OS NOSSOS ESFORÇOS EM ESTREITAR, AINDA MAIS, OS LAÇOS QUE UNEM AS INSTITUIÇÕES QUE REPRESENTAMOS E OS NOSSOS PAÍSES.

          TENTAREI EXTERNAR O SENTIMENTO QUE ME CONTAGIA, DIZENDO: AS LÁGRIMAS QUE, EVENTUALMENTE, PODEM BROTAR DO CORAÇÃO NÃO SÃO POR TRISTEZA, MAS POR SAUDADES…

          SAUDADES – PELO ELEVADO GRAU DE CONFIANÇA EM MIM DEPOSITADO; POR TODAS AS DEMONSTRAÇÕES E MANIFESTAÇÕES DE CARINHO; E PELAS AMIZADES SINCERAS, CONSTRUÍDAS COM BASE NA ADMIRAÇÃO E NA LEALDADE, CAPAZES DE SUPERAR QUALQUER DESAFIO IMPOSTO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS, PELO TEMPO OU PELA DISTÂNCIA.

          POR FIM, APÓS TER TIDO A OPORTUNIDADE ÚNICA DE ACOMPANHAR E TESTEMUNHAR A RELEVÂNCIA HEMISFÉRICA DA JUNTA INTERAMERICANA DE DEFESA, CONSTITUINDO-SE EM UM ÓRGÃO DE ASSESSORIA POR EXCELÊNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS E UM COMPONENTE CHAVE NO SISTEMA INTERAMERICANO DE DEFESA, EXTERNO A MINHA CRENÇA DE QUE O MELHOR CAMINHO, PARA OS ESTADOS DISCUTIREM SITUAÇÕES E AMADURECEREM SOLUÇÕES, PRINCIPALMENTE, AQUELAS CONCERNENTES À PAZ E À ESTABILIDADE MUNDIAIS, BEM COMO À PROMOÇÃO DA COOPERAÇÃO, DO DESENVOLVIMENTO E DO PROGRESSO, É AQUELE PROPICIADO E CULTIVADO PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS MULTILATERAIS.

          JUNTA INTERAMERICANA DE DEFESA !!!

          QUE O NOSSO SENHOR DOS NAVEGANTES CONTINUE A ILUMINAR OS CAMINHOS DO CONSELHO DE DELEGADOS; DA SECRETARIA; E DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE DEFESA.

          SAVE THE INTER-AMERICAN DEFENSE BOARD !!!

          VIVA LA JUNTA INTERAMERICANA DE DEFENSA !!!

          VIVE LA JUNTE INTERAMÉRICAINE DE DÉFENSE !!!

          VIVA A JUNTA INTERAMERICANA DE DEFESA !!!

          MUITO OBRIGADO !!!