Biografia do Presidente

GONZALO RÍOS POLASTRI

Vice-Almirante, Marinha Peruana

PRESIDENTE DO CONSELHO DE DELEGADOS DA JUNTA INTERAMERICANA DE DEFESA

Nasceu em 14 de abril de 1961 em Lima. Estudou no Colégio San Agustin e após a graduação ingressou na Marinha em 28 de Fevereiro de 1977, formando-se Academia Naval como Alférez de Fragata em 01 de janeiro de 1982.

Conta com a qualificação em Guerra de Superfície e Comunicações e Eletrônica. Realizou Cursos de Sistemas Navais e Guerra Eletrônica na Holanda;e é formado no Curso Básico de Estado-Maior e no Curso de Comando e Estado Maior da Escola Superior de Guerra Naval, bem como no Curso Superior de Defesa e Segurança Hemisférica do Colégio Interamericano Defesa em Washington, D.C. e no Curso Superior de Desenvolvimento Nacional em Taiwan. Detém o grau de Mestre em Defesa e Segurança Hemisférica da Universidad del Salvador, em Buenos Aires.

Durante seu serviço, esteve embarcado repetidamente a bordo das unidades navais BAP Villavicencio, BAP Almirante Grau e BAP Montero nas áreas de Comunicações, Guerra Eletrônica e Operações. Também atuou como Vice-Comandante do BAP Mariategui e Comandante do BAP Palacios.

Serviu na Comissão de Modernização do BAP Grau, na Força Tarefa 100 da Frente Ucayali e na Força Naval da Amazônia, e ocupou os cargos de Superintendente-Geral no Serviço Industrial da Marinha - Eletrônica, Sub- Chefe do Serviço de Armas e Eletrônica, Chefe da Seção de Operações do Comando Geral da Marinha, Chefe da Seção de Operações, Planos e Política do Estado-Maior da Marinha, Oficial de Planos do Estado-Maior da Junta Interamericana de Defesa, Chefe do Projeto de Comissionamento do BAP Palacios, Chefe de Planos, Programas e Orçamento do Departamento de Materiais e Chefe do Departamento de Supervisão, Política e Estratégia do Estado-Maior da Marinha.

É diplomado do Programa de Administração de Empresas da Escola Superior de Administração de Empresas, e é Perito Naval certificado em Manobras, Navegação, Casco e Máquinas.

No dia 01 de janeiro de 2008 o governo o promoveu ao cargo de Contra-Almirante ocupando o cargo de Chefe da Divisão de Comando e Controle do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Em 2009, assumiu o cargo de Diretor de Alistamento Naval. Em 1 de janeiro de 2011 assumiu o cargo de Adido de Defesa Adjunto e Naval na Embaixada do Peru na França.

Em 29 de dezembro de 2012, através da Resolução Suprema Nº 710-2012-DE/MGP, assume o cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior Geral da Marinha.

Em 06 de novembro, o governo lhe conferiu o posto de Vice-Almirante através da Resolução Suprema Nº 673-2013-DE/MGP, em 31 de dezembro através de Resolução Suprema N° 827-2013-DE/MGP, é nomeado Comandante Geral de Operações da Amazônia e da Quinta Zona Naval.

Em 01 de janeiro de 2015 assumiu o cargo de Diretor-Geral de Material da Marinha.

Ele é casado com Jubitza Lujan Cebrecos e tem três filhos: Andrea, Luis Gonzalo e Nicolas.

Subpáginas (1): Galeria de Presidentes